Sunday, April 03, 2011

DELEGAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE LIDERADA PELA S.E. VICE-MINISTRA DA SAÚDE” NO 110 CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE RURAL, PERTH, AUSTRALIA

Vice Ministra da Saude RDTL
A conferência tem sido realizado com o apoio da Aliança Nacional de Saúde Rural, Australia. S.E. Vic-Ministra da Saúde foi convidado como orador com tópico “Implementação de Serviço Integrado de Saúde Comunitária”.
A conferência visa para procurar e reforçar a colaboração e cooperação mutua sobre a saúde rural das comunidades nas areas mais remotas e dando uma perspectiva as necessidades e desafios que se encontram nestas areas.
A conferência fornecerá a oportunidade para compartilhar as melhores práticas e lições aprendidas e realçar a importância de cuidados primarios de saúde nas areas rurais e identificando as prioridades de acordo com as necessidades das comunidades locais de cada país.
Esta foi a segunda (2a) vez que o Ministério da Saúde paticipava neste evento.

OBJECTIVOS

Os objectivos de Timor-Leste para participar nesta conferência foram: 
 
1.      Uma boa oportunidade para construir uma relação amigavél entre sector da saúde rural da Australia e Timor-Leste;
2.      Para compartilhar a experiencia de cada país no aspecto de cuidados primários de saúde;
3.      Identificar desafios como também oportunidades e prioridades de cada país
4.      Explorar novos meios e inovadores de trabalhar connjunta na  realização das metas de desenvolvimento milenio.


DATA DA CONFERÊNCIA

A conferência tem sido realizado no Centro da Convenção, Perth, Australia, a partir do dia 13 até 16 de Março de 2011, começando ás 9.00 – 17.30 horas 

DELEGAÇÃO DE TIMOR-LESTE

A.    Ministerio da Saúde, RDTL
1.      S.E. Vice-Ministra da Saúde, Ministério da Saúde, RDTL – Chefe da Delegação
2.      Sr. Carlitos Freitas Correia, Chefe Departamento de Promoção e Educação a Saúde, Ministério da Saúde
3.      Dr. Avelino Guterres Correia, Assistência Técnica ao Sistema Informação a Saúde e Website, Ministério da Saúde

CONTEUDO DA CONFERÊNCIA

A.    Conferência:
Na 1a Secção Plenaria, S.E. Vice-Ministra da Saúde, RDTL foi uma das oradores com o tópico “Implementação de Serviço Integrado de Saúde Comunitária ”.
Neste tópico S.E, usando o “power point presentation”, fez uma introdução breve sobre a condição geografica, o número da população (genero, grupo etária) de Timor-Leste, visão “Timorense Saudavel num País Timor-Leste Saudavel” e a missão do Ministério da Saúde, Pacotes de Serviços de Saúde (Pacotes de Servicos Básicos e Pacotes de Serviços Hospitalares) e as dificuldades encontradas durante a implementação de pacotes. Tambem S.E. explicando a razão porque criraran o “Serviço Integrado de Saúde Comunitária”.
Mais adiante S.E. explicando mais detalhado sobre o conceito e/ou definição e principio de SISCa, areas de cobertura, componentes essenciais relevantes e interligados e orçamento alocado a SISCa.
S.E. também explicou o resultado do SISCa, onde houve uma grande influencia na reduçao da taxa mortalidade, particularmente, crianças menos de cinco anos, diminuição da taxa fertilidade total, aumentou a cobertura de cuidados ante-natais e a imunização e planeamento familiar sadio em todo o territorio.
Por ultimo, as dificuldades e desafios que se encontram durante a implementação de SISCa, concernente, a limitação de recursos humanos, financeiros e apoio logistica.
Para realçar que, com o SISCa bem implementada e integrado no país e recursos bastante adequado, toda a população de Timor-Leste poderá ter o acesso a saúde bem como nas areas urbanas e areas rurais mais remota do país.
Para concretizar os participantes nesta conferência, S.E. Vice-Ministra da Saúde fez a ultima apresentação uzando o DVD player sobre as actividades de SISCa.
    
Embora, tem sido alcançado o progresso significativo em melhorar a saúde das populações nas areas rurais, importante de tudo como, fortaleçer e fortificar os laços de cooperação e colaboração continua de forma concretizar a saúde da população nas areas rurais de Timor-Leste.

CONCLUSÃO

A conferência foi uma oportunidade ao Ministério da Saúde para fortaleçer e fortificar a relação entre Timor-Leste e Australia. Experiencia de Timor-Leste mostrando que com SISCa toda a população de Timor-Leste deverá ter o acesso a saúde, mesmo nas areas rurais e urbanas. MS002



No comments: