Wednesday, April 13, 2011
DIA MUNDIAL DA SAÚDE 07 ABRIL 2011 Tema: “USE ANTIBIOTICOS RASIONALMENTE”
PONTOS PARA REFLEXÃO:
1. O dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril desde 1950, celebra ainda a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.
2. Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, em 2011, o combate à resistência Antimicrobiana é o tema escolhido pela OMS para marcar o Dia Mundial da Saúde.
3. Segundo informações da OMS, a resistência aos antimicrobianos ameaça vários tratamentos, como o controlo do HIV, da malária e da tuberculose – três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo.
4. Todos os anos, surgem no mundo cerca de 440 mil casos de tuberculose resistentes e cerca de 150 mil óbitos. Neste sentido, a OMS alerta o facto de que o aumento de casos está relacionado ao uso indiscriminado de medicamentos, principalmente antibióticos, ao abandono de tratamentos, prescrições erradas, remédios de baixa qualidade e falta de controlo e empenho por parte dos governos.
5. Em Timor-Leste o uso de antibióticos é bastante elevada nos hospitais do país, com prescrições registadas para cerca de 75% dos pacientes comparativamente a outros países da Asia onde o uso de antibióticos varia entre 31% a 43%.
6. “Se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã”, o Ministério da Saúde alerta para o perigo de uso incontrolável dos antibióticos, em especial para a venda destes medicamentos nas farmácias privadas: a venda é estritamente proíbida sem receita médica.
7. O papel dos profissionais de saúde, das empresas farmacêuticas, das clínicas privadas e, especialmente dos pacientes e seus familiares, é importante no sentido de assegurar a utilização correcta dos antibióticos no tratamento e prevenção de doenças.
8. O Ministério da Saúde preocupa-se e tem o dever de proteger a saúde da população Timorense e, neste sentido, o fenómeno da resistência antimicrobiana está a ser seriamente estudada por uma equipa de profissionais Timorenses, com o apoio da OMS, no sentido de minimizar o impacto que o uso e abuso dos antimicrobianos podem provocar aos Timorenses.
Dili, 5 de Abril de 2011
Madalena F.M.H.C Soares, BNs
Vice-Ministra da Saúde
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment